27 de fevereiro de 2012

POSSO SER SINCERA?

                                     

Sinceramente, vai dizer que tua espinha nunca arrepiou quando alguém veio com esse papo de "posso ser sincera (o)" ?

Pois já me arrepiei muitas vezes.

O meu estômago despencou para os pés, tamanho o pânico!

E dia desses, lendo a Criativa de janeiro/2012, perguntaram a Regina Casé em que ocasiões ela mente. Ao que ela respondeu: Em muitas! Mentir é uma coisa boa.

E cita uma frase do escritor Ariano Suassuna que ela adora, (e que eu passei a adorar depois que li): " Tenho horror quando chegam a mim e dizem: ' vou ser sincero com você '. Penso: 'Lá vem grosseria' ".

E Ariano tem toda razão. Porque sempre que tentam ser sincero com você, a pessoa "sincera" escolhe a pior maneira possível para ser, já reparou?

E pode ter certeza que você já chateou alguém com sua sinceridade, acredite!
Será que, sinceramente, não dá para fingir que não viu? Ou que não está acontecendo?
Sabe disfarçar? Ser sutil? Prezar pela discrição?
Então.

Verdade é bom. Mas mentira também é. 

Se eu fosse dizer tudo que penso, acho que não teria mais um amigo. Tampouco um dente na boca. Entre a verdade que vai pôr tudo a perder, e a mentira salvadora, escolho a segunda opção, sem dúvidas!

Esta que vos escreve também já foi chateada por gente sincera demais.

Ele me disse um dia que se eu me vestisse melhor, cuidasse melhor do meu corpo e do meu cabelo, eu arrasaria. Infelizmente eu não pude estapeá-lo porque estávamos no MSN, mas olha Pedro, se você lê este blog, saiba que eu ODIEI este teu comentário infeliz!

E Fernando, eu sei que preciso perder peso, mas...pensando bem, vou perder coisa nenhuma porque não sou obrigada!

Não estou fazendo uma ode à mentira.

Estou fazendo uma ode a uma vida com mais leveza, delicadeza, respeito.
Não use a tua franqueza para machucar alguém. 
Não use a tua sinceridade como arma.

A propósito, posso ser sincera: - há uma diferença sutil entre ser sincero, e ser cruel.
Espero que vocês aprendam. Principalmente vocês, Pedro, Fernando e todos os sincerinhos de plantão.



Um comentário:

  1. Gostei muito da sua publicação, e de muita sutileza e sensata quanto ao fato de "mentir", que pelo visto é uma forma da pessoa não "acabar" com uma pessoa.
    Um ponto de vista muito interessante.

    ResponderExcluir