24 de abril de 2012

SOB CONTROLE


Se você lê este blog há algum tempo, sabe que eu AMO a doce sensação de ter tudo sob controle. E deve se perguntar afinal, o que esta blogueira gosta de ter sob seus domínios?
Deixe que eu respondo: chegar para trabalhar e não ser pega de surpresa com relatórios relâmpagos, documentos para procurar ou pagamentos para confirmar já é um bom começo.
Eu tenho duas agendas: a das tarefas do escritório e as dos projetos paralelos. E gosto de fazer  as coisas de acordo com o cronograma que fiz, obviamente. Porém nem todos os dias isso é possível e bem, não fico lá muito feliz com isso, mas o que me conforta é que sempre tem o dia seguinte.

Semana passada, exatamente uma terça-feira ensolarada, chegaram na empresa com uma ordem de suspensão de energia elétrica. Resumindo: iam desligar a luz. E como você lida com esse tipo de situação? Eu poderia falar da minha indignação com o absurdo da ordem de corte ser de uma data que não corresponde ao período de locação do imóvel aos atuais locatários mas deixarei isso para os autos do processo.

Eu vou falar de como eu e meus colegas de trabalho ficamos parecidos com "baratas tontas" pois é nessa hora que constatamos que todo o nosso trabalho depende de computador e internet. E para tudo isso funcionar, você precisa de energia. Mas não tem. E a gente improvisa. Meus colegas revisaram revistas e como não sobrou revistas para eu revisar, fui procurar outra coisa para fazer. Nunca houve tarde tão ociosa. Daí fomos ajudar a expedição.
E assim o dia acabou, melancólico, mas com a promessa de que naquele mesmo dia as coisas voltariam ao normal. 

Não voltaram. Houve um erro na religação, algumas máquinas queimaram e tivemos de desligar tudo. No meu segundo dia offline, sabendo que precisava organizar as pastas dos arquivos e nunca sobrava tempo, me dediquei a isso. Arrumei, separei, organizei, me cansei - porque chega uma hora que você vê tantos papéis, mas quer sair correndo para longe dali tamanho o desânimo que bate. Em alguns momentos era interrompida para procurar alguma coisa ou passar algum número de conta bancária ou telefone, mas logo voltava aos arquivos.

E no terceiro dia finalmente a energia voltou. Mas meu PC não. Para minha surpresa, ele não ligava. Então fui testar as outras máquinas, arrumar os fios, limpar...ZZZzzzZZZ 
Desculpe, esse tipo de atividade dá sono. E pânico, porque eu via as luzinhas do roteador ligadas e estáveis, sabia que tinha internet mas a empresa estava em off. Ainda. Sabe se lá como (porque eu não entendo de redes, tampouco de roteador) a internet resolveu dar o ar da graça. Aleluia!

O que aprendi com esse blecaute? A gente tem controle (mais ou menos) sobre a nossa agenda. Como disse sabiamente Aninha: não estamos preparados para as alegrias extremas, tampouco para as tristezas. Percebi que fiquei meio sem graça porque as coisas resolveram queimar justo na minha mão. PQP! 
Foi bom perceber que fui rápida para escolher um plano B (minha função permite isso) e me dediquei aquilo. Agora o que me resta é colocar as coisas em ordem. E fazer backups semanais. E a calma de ver tudo, adivinhe, SOB CONTROLE.





Nenhum comentário:

Postar um comentário