13 de junho de 2012

DAS ILUSÕES QUE A GENTE CRIA


Em dias de Sol. Em dias de chuva. Você foge. Recebe um telefonema. E foge. Para onde você vai quando a casa cai, afinal? E por que você tem tanto medo? Eu sei o que você tanto teme. E infelizmente não posso te ajudar mais do que tenho ajudado. Porque eu simplesmente não sei mais o que fazer. E o que mais eu posso fazer? Ler mentes? Ter visão supersônica? Ter um HD de 1 terabyte na caixa encefálica, ao invés de um  kg de massa cinzenta que todo ser humano adulto e saudável tem? Ou ser uma santa e te abençoar com uma milagre? Esqueci que você não crê em santos, desculpe.

Se eu te desse um tapa na cara, tal qual os educadores franceses faziam (ou ainda fazem) com seus pupilos, você despertaria? Tem um versículo bíblico que diz: - Desperta Débora, desperta!, você acordaria?

Acho que se ele te desse mil chances, você faria mil vezes do seu jeito. E do seu jeito errado.
E por mais que eu lamente essa situação de medo e humilhação, como diz meu sábio pai, Seu Elias, você faz por onde. Todas as vezes. Ele sempre confia em você. E não demora muito, você o decepciona. Óbvio que ele também erra e confia demais e participa de menos, mas isso é uma condição que você mesma tomou para si. Tudo que ele diz ou que ele pede, você diz que consegue, mesmo sem saber se poderá cumprir o combinado. E começa o jogo de tentativa e erro. Até quando?

Você parece gostar. Parece acreditar no papel de mulher-maravilha que pode tudo, que dá conta de tudo. Ser otimista não é ruim. Mas ser iludida machuca. Os outros. E a si mesma. E você criou um mundo de ilusão. Um lugar onde tudo dá certo, onde tudo é possível, onde tudo dá lucro. Pena que só você faça parte deste universo. Quem convive com você sabe que nem tudo dá certo, nem tudo é possível, às vezes temos prejuízo. Você faz ideia de quantas promessas vazias já fez ao longo da vida? De quantas pessoas deixou esperando? De quantas mentiras contou para manter sua reputação intacta? Tudo em vão. Porque eu tive a prova de que é tudo um castelo de cartas que sempre vai ruir no final. E me valendo de mais um versículo bíblico, porque não construir onde é seguro? Por que insiste em criar alicerces na areia movediça? Se você pode dizer não e evitar situações constrangedoras a longo prazo, por que dizer sim? Apenas para não decepcionar? PARA COM ISSO. Não dá para agradar a todos o tempo todo. Para de criar e alimentar ilusões. Tá na hora de acordar e tornar realidade. Tá na hora de dar o braço a torcer e entender suas fragilidades. Porque você não é a mulher-maravilha. Você é apenas uma mulher errante e pecadora, como todos somos. O que me torna diferente de você é que eu admito. Você não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário