8 de junho de 2012

PONTO E VÍRGULA


Se conselho fosse bom, eu vendia. Não te dava. E numa quinta-feira de outono deliciosa em SP te perguntei meio sem querer querendo, quando você ia se casar. Eu ia até lhe dar os parabéns, mas a resposta que você me deu a seguir fez soar o alerta amarelo: - a minha namorada quer se casar no ano que vem, depois que eu me formar. Você leu com atenção: 
- sua namorada quer. Você não. Não agora! Você diz que tem tanta coisa para fazer, um caminho longo para percorrer...E daí por um minuto eu reconheci o homem que se empolava ao ouvir a palavra "relacionamento sério". Pelo visto ainda se empola. Ainda não quer ceder.

Casamento é meio um ponto e vírgula nos planos individualistas que todo mundo tem. Porque você começa a planejar e sonhar em conjunto. E vai descobrir o quanto você respeita os sonhos e os planos do grande amor da sua vida. E vice-versa. E se não houver respeito? E se o outro rir dos planos que você fez com tanto carinho? Eu acho que seria no mínimo decepcionante.

Espelhe-se em minha amiga Ariana, que se casou e se divorciou em exatos 13 meses. Não me lembro de vê-la tão infeliz quando estava casada. E não lembro de vê-la numa fase tão iluminada e cheia de vida agora que é uma mulher solteira! E sabe qual foi uma das razões que fez Ariana pedir o divórcio: - o dito cujo não admitia que ela fizesse planos solo. Só em dupla. 

Voltando a você, eu te acho muito jovem para casar. Você pode até dar continuidade aos seus planos, mas eu tenho certeza que você aproveitaria melhor as oportunidades senão tivesse que pensar tanto em deixá-la sozinha, livre e correndo o risco dela conhecer alguém melhor para chamar de "meu bem". E ela também ficaria mais angustiada, sabendo que você  está longe de casa, sozinho, livre e correndo o risco de conhecer alguém para chamar de "meu bem". E isso seria justo numa fase em que vocês deveriam estar, em teoria, em plena lua de mel, como diria o título daquela música da Pedra Letícia.

Meio dramático, né? Eu não gostaria de fazer algo que faria o outro feliz, mas que eu não concordo muito. Sempre digo que alguém tem que ceder, mas nesse caso ceder é perigoso.
Você está colocando sua felicidade em risco. De repente você não consegue lidar com isso e se torne alguém frustrado. E culpe o outro por isso. Mas foi você que escolheu. O outro apenas propôs. A decisão sempre vai caber a você.

Apenas respire fundo. Converse. Diga que não falta amor. Só está precisando de um pouco mais de liberdade e menos pressão. Talvez ela duvide. Lembre-se que ela tem esse direito. Da mesma forma que você tem o direito de adiar e pensar melhor. E viver os sonhos e planos que você fez. Quem leu "O pequeno príncipe" sabe que a gente se torna responsável por aquilo que cativa. Fazendo uma analogia, você o príncipe - depois de conhecer o mundo - voltará para a sua rosa - ela.

Ou então, se ainda levar jeito com o violão, mande a letra de Mais Uma Vez, do Jota Quest (alá eu me valendo do talento de dar recados com letras de música):

Te tenho com a certeza
De que você pode ir
Te amo com a certeza
De que irá voltar
Pra gente ser feliz
Você surgiu e juntos
Conseguimos ir mais longe (...)

(...) Viva todo o seu mundo

Sinta toda liberdade

E quando a hora chegar, volta...

Que o nosso amor está acima das coisas...desse mundo (...)

(...) Eu espero, por você
O tempo que for
Pra ficarmos juntos
Mais uma vez!

PS: Se eu não deixei minha opinião clara, te digo: não se case agora. Case-se quando os dois quiserem. Casando agora você corre o risco de fazê-la infeliz a médio e longo prazo.
E vai acabar enganando a si mesmo. A gente tem pouco tempo nesse mundo sendo infeliz, portanto vá cuidar da sua felicidade. Porque há coisas que só a gente pode fazer por nós mesmos. E você chegou em um momento da sua vida que APENAS você pode fazer suas escolhas sozinho. Aproveite.Reflita. Decida. Comunique. E como canta a Rihanna, "live your life".




Um comentário: