11 de junho de 2012

SOBRE SER HUMILDE



Estive pensando desde sexta-feira sobre como utilizamos a palavra humilde no nosso cotidiano. Existem pessoas que usam "humilde" para explicar suas condições financeiras, por exemplo. Vai dizer que você nunca flagrou ninguém dizendo que fulano tem uma origem humilde. Aposto que já. Fulano tem uma origem simples. Ok. Porém. Nem toda pessoa humilde é pobre. E nem todo pobre é humilde, necessariamente.

Deixe eu me fazer entender: existem pessoas ricas/cultas/bem-nascidas que são extremamente educadas. Tratam bem os taxistas, os garis, as camareiras, os empresários, as grandes autoridades. Pessoas de fino trato. Também existem pessoas que independente de sua condição financeira não perdem a oportunidade de ostentar o que possuem e o quanto possuem. E vice-versa. Mesmo que você não pergunte. Não importa se ela tem um real ou um milhão de dólares no bolso. Existe uma necessidade absurda de provar para os outros que eles são melhores do que o resto do mundo. São estas pessoas que acham que os garis, os taxistas, o porteiro, o motorista de ônibus tem a obrigação de servi-lo. E é este tipo de gente que faz escândalo no check-in, que briga no ônibus, que joga o lixo na rua e não no cesto. 


O que faz uma pessoa ser mais arrogante que outra? Seria por que ela se acha melhor que todo mundo? Ou é o medo de ela se achar insignificante demais, que a faz se tornar agressiva e mesquinha? Alguém que tem de provar para os outros o tempo tanto o quanto ela é importante e poderosa decerto tem baixa autoestima.


Tenho medo de me tornar essa pessoa que não perde a oportunidade de pisar nos outros. Por isso sempre que posso elogio os que convivem comigo, agradeço por todos os serviços que me prestam, quando reconheço a eficiência e mais que isso, a boa vontade em prestar o serviço. E fico me policiando, para ver que dias eu fui mais humilde, que dia fui mais vaidosa, prepotente. E você que me lê, o que você acha desse paradoxo? Estou certa ou errada em questionar o "ser humilde" nos dias atuais?


Um comentário:

  1. Acho certo Dani... Nós temos que nos policiar, muitas vezes fazemos uma coisa, que criticamos, ou mesmo odiamos que alguem faça. É preciso sim, questionar, e nos policiar...

    ResponderExcluir